Como escolher um roedor

Animal pressionando a cabeça contra a parede pode indicar doença grave

calendarioPublicado em 27 de ago de 2015 - Por Pedro Katchborian

Quem tem um animalzinho deve ficar sempre de olho em suas atitudes. O pet está comendo? Ele age normalmente? Algumas ações podem ser um indicativo de que há algo errado com o animal. Uma delas costuma ser um sinal de que algo extremamente grave está acontecendo: quando o bichinho (gato ou cachorro) pressiona a cabeça contra a parede, como na foto abaixo.

+ Vacinas essenciais para cães e gatos

+ Como cuidar dos pets durante a gestação

head-pressing-abre

“Essa alteração comportamental é bem comum em problemas neurológicos. Doenças como trauma craniano, meningites e encefalites, tumores cerebrais e outros podem trazer esse sintoma”, diz o médico veterinário José Manuel Mouriño.

Como são problemas graves, é necessário levar o animal a uma clínica veterinária caso apresente esse comportamento. “É fundamental uma visita urgente ao veterinário para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mai adequado”, conta José.

Infelizmente, é difícil se precaver contra a grande maioria desses casos. “Enquanto é possível se prevenir contra a encefalopatia hepática e urêmica, não é possível prever um acidente vascular isquêmico ou um tumor cerebral”, acrescenta o médico.

cat-pressing-headfaixa_blog-e1428677051442.png

Outras atitudes que você deve ficar de olho…

Além de pressionar a cabeça contra a parede, José lista algumas atitudes de cães e gatos que merecem atenção:

  • Andar compulsivamente de uma hora para outra
  • Andar em círculos
  • Ficar olhando e latindo para o “nada”
  • Agressividade ou prostração sem propósito

Pedro Katchborian

Jornalista, passou por Esporte Interativo, Veja São Paulo e youPIX. Dono da Alba, a vira-lata cujo objetivo é destruir o planeta.

Comentários