Donos de loja flagram esquilo roubando doces; assista

Babuínos conseguem produzir sons semelhantes às vogais, aponta pesquisa

calendarioPublicado em 12 de jan de 2017 - Por Patricia Machado

Ao longo dos anos, diversos cientistas estudaram a origem da fala. A principal teoria é de que a anatomia da laringe dos seres humanos era responsável pela produção dos conjuntos vocais. Por causa disso, a língua falada teria se originado nos últimos 70 mil a 100 mil anos. No entanto, uma nova pesquisa descobriu que os babuínos emitem cinco vogais diferentes entre si, mas similares à fala humana.

+ Beijar e abraçar um gato pode trazer problemas de saúde, conclui pesquisa

+ Pesquisa “mede” o amor dos tutores por seus cachorros

Cientistas da Universidade de Grenoble e da Universidade de Montpellier, ambas na França, e da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, analisaram 1.335 vocalizações emitidas por 15 babuínos machos e fêmeas da Guiné em diferentes contextos sociais. Os animais estavam vivendo em um centro de primatas na região de Rousset-sur-Arc, na França. Além disso, eles estudaram a anatomia do aparelho vocal de dois animais da mesma espécie que haviam falecido.

Os resultados mostraram que o babuínos produzem sons semelhantes às vogais a, e, i, o, u. Os sons poderiam ser produzidos durante chamadas de acasalamento, grunhidos, latidos ou durante a pronuncia de um som com duas sílabas.

Outra descoberta revelada pelo estudo foi de que os babuínos têm os mesmos músculos que as línguas humanas. Por causa disso, é possível que a língua falada tenha surgido há 25 milhões de anos, quando havia o último ancestral comum compartilhado por seres humanos e macacos.

O estudo foi publicado na revista científica PLOS ONE.

Foto: Getty Images

Patricia Machado

Jornalista que descobriu a sua paixão por gatos graças às aventuras vividas ao lado do adorável Alfredo Afonso, um gatinho que foi resgatado das ruas e que também era conhecido por Lucky. Hoje, é tutora da pequena Sophie, uma gatinha que muitas vezes é chamada de Sofia Maria. No futuro, sonha em ter um porco e uma cadela chamada Matilda!

Comentários