Crianças contam histórias para confortar cães abandonados e traumatizados

Brasil irá abrigar o primeiro santuário de elefantes da América Latina

calendarioPublicado em 24 de fev de 2016 - Por Patricia Machado

O Brasil irá abrigar o primeiro santuário de elefantes da América Latina, que será inaugurado em uma antiga fazenda de gado de mil hectares há cerca de 40 Km do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

+ Projeto leva cães de abrigos para serem treinados por prisioneiros

+ Projeto “Pet à Mesa” avalia restaurantes pet friendly em São Paulo

No Brasil, existem cerca de 25 elefantes em zoológicos e sete em circos. Já na América Latina, acredita-se que existam 50 animais em cativeiro. A  ideia do santuário, que é coordenada pela ONG Santuário de Elefantes Brasil, é abrigar e tratar animais apreendidos, recolhidos e que foram vítimas de maus-tratos, tráfico ou usados em espetáculos circenses.

“Estamos nos preparando para receber todos os animais da América Latina, já que a tendência é que a exibição de animais em circos seja proibida em todo o continente”, disse Júnia Machado, ambientalista e coordenadora do projeto, em reportagem publicada pelo jornal Diário de Pernambuco.

santuario elefantes 2

O projeto prevê ainda a construção de um galpão para servir de centro veterinário e um local destinado aos tratamentos médicos. A ONG não pretende abrir o espaço para visitação. A proposta é deixar os animais soltos e criar um sistema de monitoramento eletrônico capaz de acompanhar os elefantes em tempo real.

Os recursos para a realização do santuário virão de doações, que podem ser feitas no site da instituição. O projeto também conta com o apoio de organizações internacionais como a Global Sanctuary for Elephants e a ElephantVoices. Ainda não há uma data para a inauguração do espaço.

Fotos: Divulgação

Patricia Machado

Jornalista especializada em pets graças às aventuras vividas ao lado da lhasa apso Maya, a cachorra mais fofa do mundo! No futuro, deseja ter um porco e uma cadela chamada Matilda!

Comentários