Como ensinar o gato a usar a caixa de areia?

Cachorros com problemas na coluna: como tratar e prevenir

calendarioPublicado em 24 de jun de 2016 - Por Patricia Machado

Sintomas como dor abdominal, falta de apetite, postura curvada, falta de disposição para atividades físicas, tremor muscular, arrastar as patas traseiras ou mancar com frequência podem significar que o cachorro está com dor na coluna. O problema que acomete os seres humanos com frequência também pode incomodar os pets.

+ Procurando as melhores ofertas de hotéis e pacotes para viajar? Veja aqui onde encontrar!

+ Posso dar guloseimas (próprias para pets) para o meu cachorro?

As dores na coluna em cachorros podem ser causadas pela formação de bicos de papagaio na ponta da vértebra, hérnias de disco e acidentes ou fraturas na região lombar. “É comum que os cachorros tenham dor na coluna. Esse problema é responsável por 40% dos atendimentos ortopédicos do hospital”, explica Gustavo Nogueira, veterinário especializado em ortopedia do Hospital Veterinário Sena Madureira.

Cachorros mais velhos ou que possuem uma coluna longa e patas de curtas têm maiores chances de desenvolver problemas na coluna. “Animais que nascem com essa fisiologia não conseguem suportar o peso e isso sobrecarrega a coluna”, diz Gustavo. Por isso, cães da raça dachshund, poodle, shih tzu, lhasa apso, pug e maltês costumam ser os mais acometidos por esse tipo de doença.

Assim que o animal manifestar algum desses sintomas, o tutor deve levar o pet ao veterinário. Após a triagem clínica, o cachorro deverá fazer um exame de raio x. Em casos mais graves, também será necessário realizar uma tomografia computadorizada.

“Quando o tipo de dor na coluna for identificado, será determinado o melhor tratamento: clínico ou cirúrgico. O tratamento pode durar entre 10 dias e 6 meses”, afirma o veterinário.

Para garantir o bem-estar de animais que têm mais chances de desenvolver problemas de coluna ou que já foram diagnosticados com a dor, os pets devem ter alguns cuidados:

  • Não fazer movimentos de alto impacto, como subir escadas, sofá e cama
  • É importante controlar o peso para evitar a obesidade
  • Usar coleira que tenha apoio peitoral
  • Evitar friagem
  • Evitar passeios muito longos, difíceis e cansativos

Foto: Thinkstock

Patricia Machado

Jornalista que descobriu a sua paixão por gatos graças às aventuras vividas ao lado do adorável Alfredo Afonso, um gatinho que foi resgatado das ruas e que também era conhecido por Lucky. Hoje, é tutora da pequena Sophie, uma gatinha que muitas vezes é chamada de Sofia Maria. No futuro, sonha em ter um porco e uma cadela chamada Matilda!

Comentários

  • Isaura Nascimento Silva

    Eu não tenho condições de leva lo no veterinário porque aqui aonde moro não tem,para leva lo no veterinário ele não esta andando e chora de dor, como posso fazer para locomove lo porque ele tem muita dor, esta com a coluna arqueada estou apavorada. M ajudem

    • Gabriel

      Dá dipirona em gota para o cachorro de 8 em 8 horas, uma gota para um quilo… Se seu cachorro tiver 3 quilos, três gotas de 8 em 8 horas. Assim pode amenizar a dor do cachorro…
      Use uma seringa para dar o remédio, caso não consiga faz um buraco em um pedaço de salsicha e coloca as gotas dentro e da pro cachorro…
      Espero ter ajudado.

  • Ana Paula

    Meu cão está com bico de papagaio e ernia de disco, ele antes de apresentar claramente que sentia dor, comia as patas, estava com o pelo caindo e muita remela, quando começou a chorar, levei no vet e fiz exame de sangue e raio x, Hoje trato dele com vitamina para as cartilagens (para ele se fortalecer) e predinisona. O exame de sangue não acusou nenhum outro problema. Ele sem o remedio chora. Gastei 1000, mas pq ele é um cão de raça muito grande e todas as dosagens de remedio são altas ao todo com exames e remédios, mas valeu a pena, ele parou de se morder, o pelo parou de cair e as remelas sumiram. Ele dorme mais tranquilamente agora. Creio que tudo fazia parte do combo da dor. A raça dele é Rotwaller. Acho que vale a pena ver alguma forma de levar a um vet, pois a dor deve ser insuportável.

    • cinthia akaike

      Olá Ana Paula
      demorou quanto tempo para que seu cão parasse de chorar de dor?
      Minha cachorra esta com mesmo problema, levei ela ao veterinário, ele receitou tramal para dor, e um antiflamatorio. e a vitamina…
      Mas faz 5 dias que ela esta tomando e nao vejo melhoras, ela sente tanta dor que cai de lado e fica chorando… e demora para voltar ao normal.

      • Ana Paula

        Foi no mesmo dia, meu cão tem 44 quilos e ele receitou predinisona 20mg. 2x ao dia. Por 10 dias e depois a dose baixa pela metade. Nenhum outro remedio vai aliviar a dor que nao seja a predinisona. Sugiro que leve em outro vet. Ou experiente dar a prediciona 1x para ver na dosagem equivalente ao peso

        • cinthia akaike

          Oii Ana Paula
          Muito obrigada por me responder.
          Levei ela em outro veterinário, e descobrimos que ela esta com problema no coração… e a coluna já não é o problema…
          Agora ela esta sendo medicada para isso
          Muito obrigada de coração!!!

          • Ana Paula

            A que bom, achei que já solbesse que era problema na coluna, boa recuperação para seu dog. E para quem vier a ler nossa conversa, só para saberem que o diagnóstico da coluna é feito por raio x ou ressonância. Não se deve medicar sem saber antes qual o problema, pois pode agravar se for dado medicamento errado. bjus

          • Crystal Hamm