calendarioPublicado em 7 de jun de 2016 - Por Carolina Romanini

O hamster é o bichinho de estimação mais querido entre os roedores. Simpático, interage com as crianças e não necessita de muito espaço. “É um excelente animal de estimação por ser fácil de tratar e não exigir muitos cuidados ou espaço”, diz a médica veterinária Mariana Pastelli, gerente dos setores de Safári e Aquarismo da Petz. “Além disso, ele é limpo e silencioso”.Raio X - Hamster

+ 5 motivos para ter um hamster

+ Hamster curte incríveis aventuras em seus últimos dias de vida

Se você também se simpatiza com esse bichinho, confira algumas dicas para manter um em casa.

Espaço

Syrian hamster in cage plays with wheel

Gaiola: deve ter espaço para ele brincar e circular

O hamster fica na gaiola a maior parte do tempo, mas ela precisa ter espaço suficiente para ele brincar e se exercitar. Caso fique trancafiado em uma gaiola pequena, ele pode se tornar arisco.

Cuidados
Os cuidados diários com o hamster são a troca de água e comida. Também é importante higienizar a gaiola e trocar a forração pelo menos uma vez por semana.

Crianças

Cute boy plays with hamster. Isolated on white background. Studio shot

Hamster são ótimos para crianças, mas exigem carinho diariamente.

Por ser dócil e se adaptar facilmente dentro de casa, hamster pode ser um excelente companheiro para as crianças. Porém, ele não deve ser deixado com crianças muito novas sem supervisão. “Eles são muito rápidos, então conseguem fugir do controle rapidamente”, adverte a médica.

Carinhosos
“Para garantir um comportamento carinhoso, é preciso que o dono dedique alguns minutos do dia para o animal. Assim, ele perderá o medo e se acostumará a ficar em contato com a mão”, explica Mariana.

Alimentos
Além da ração, eles também podem comer frutinhas e pode ser divertido para a criança oferecer esse tipo de alimento ao bichinho.

Carolina Romanini

Apaixonada por animais, já escreveu sobre o assunto para veículos como Veja e Veja São Paulo. Tem três peludos em casa: Ernesto (um buldogue francês vida mansa), Nina (a vira-lata mais elegante e ciumenta do mundo) e Ronda (uma scottish terrier com personalidade de onça).

Comentários