Gatos são tão inteligentes quanto os cachorros, revela estudo

Como escolher e avaliar um bom serviço de banho e tosa

calendarioPublicado em 27 de jan de 2017 - Por Carolina Romanini

Escolher um lugar para cuidar do nosso bichinho não é uma tarefa fácil. Com tantas opções à vista, é importante garantir que o nosso animalzinho esteja cercado de toda estrutura e carinho necessários para a realização de um bom serviço.

Mas, como avaliar corretamente os serviços de um pet shop ou banho e tosa? A empresária e groomer internacional Natália Espinosa, diretora da Uau Escola Animal, em Sorocaba, alerta: “Se o seu pet adora o banho e tosa e volta feliz, é porque ele é bem tratado. Mas é errado acreditar que o fato dele ter medo de ir ao pet shop esteja ligado com o fato dele ser mal tratado. Além desse julgamento ser injusto com o profissional, muitos cães sofrem pela separação de seus tutores”.

+ Seis dicas para preparar a casa para a chegada de um pet

+ Florais para cães: conheça os benefícios do tratamento

Natália dá algumas dicas para você ficar atento na hora de escolher o pet shop ideal para o seu cão e avaliar o serviço de banho e tosa:

Comunicação

A insatisfação do tutor com os serviços de banho e tosa muitas vezes ocorre por falha na comunicação. É muito importante que o tutor seja claro sobre o que deseja na hora de deixar o pet sob os cuidados do profissional. Além disso, ele deve informar o pet shop sobre eventuais problemas de saúde do animal, como problemas na coluna, convulsões, dermatites, etc.

Equipe

Observe se o pet shop tem uma rotatividade muito grande de funcionários. Isso, geralmente, está ligado a uma falha na gerência e gestão de pessoas. Verifique também a qualificação da equipe de profissionais, se eles têm certificado na área e tempo razoável de atuação no mercado.

Legalidade

Pet shops devem ter registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária e um médico veterinário que assine e responda tecnicamente pelo estabelecimento. Informe-se sobre a situação legal do estabelecimento antes de passar a frequenta-lo.

Ambiente

Conheça o local, verifique se o ambiente é limpo, arejado, bem organizado e seguro. Os equipamentos devem ser desinfetados com produtos especiais, assim como as toalhas devem ser esterilizadas e de uso individual. Verifique, ainda, se o estabelecimento tem controle de pragas e parasitas. Se você utiliza o transporte do pet shop, avalie as condições e limpeza do carro e se o veículo é adaptado para evitar fugas. Todos os pets devem ser transportados em caixas de transporte para maior segurança.

+ Por que os gatos dormem tanto?

+ Como livrar o seu pet das pulgas?

Cutting hair of the cute white Maltese dog by scissors . The dog is standing on the grooming table and looking at the camera.

Acompanhamento

O salão de banho e tosa deve ter uma vitrine de onde você possa acompanhar o procedimento. Em muitos municípios, a lei exige que o banho e tosa possua também câmeras na sala de serviço.

Produtos

Pesquise quais produtos são utilizados no banho do seu pet – se são de boa qualidade e de uso animal. É lamentável, mas ainda existem estabelecimentos que usam sabão de coco para dar banho nos pets, o que pode ser altamente prejudicial para eles.

Pesquisa

Pesquise sobre o pet shop em sites, redes sociais e peça referências aos clientes dos estabelecimentos. Procure avaliações sobre o local na internet.

Responsabilidade

De acordo com o código de ética profissional, o tosador deve se responsabilizar por qualquer dano causado ao animal. Um bom tosador jamais vai querer machucar o pet, mas acidentes, infelizmente, podem acontecer. Nesses casos, o profissional deve comunicar o tutor e prestar toda assistência e cuidados necessários. Por isso, qualquer coisa diferente que ele veja em seu pet deve ser comunicada imediatamente. Problemas comuns são parasitas, dermatites, problemas de ouvido ou até mesmo uma pata que não apoia adequadamente.

Revisão

Assim que o seu pet voltar do pet shop, faça uma revisão em unhas, ouvidos, olhos, pele e pelagem. Qualquer sinal de lesão ou problema deve ser comunicado ao pet shop. Se o seu pet volta muito assustado ou deprimido, programe-se para acompanhar o próximo banho. Nenhum pet shop pode negar nisso. É normal que os cães durmam muito quando voltam do banho e tosa, mas, se você notar algo errado no comportamento ou qualquer sinal de sedação, saiba que sedar um animal sem acompanhamento e autorização do proprietário é completamente errado. Procure imediatamente o responsável pelo local.

Preço e qualidade

Se você está contente com o seu pet shop, não mude por causa de valores mais altos. Tente negociar com o proprietário do estabelecimento, pois uma mudança pode estressar o bichinho. Cães e gatos se acostumam com o ambiente e com as pessoas que cuidam deles. Desconfie sempre de preços muito abaixo da média. Muitas vezes, eles são justificados pela utilização de produtos de baixa qualidade ou inadequados, falta de estrutura e mão de obra sem qualificação.

Procurando um pet shop perto de casa? Clique aqui para fazer uma busca no Apontador e não deixe de conferir a opinião dos usuários sobre o local.

Carolina Romanini

Apaixonada por animais, já escreveu sobre o assunto para veículos como Veja e Veja São Paulo. Tem três peludos em casa: Ernesto (um buldogue francês vida mansa), Nina (a vira-lata mais elegante e ciumenta do mundo) e Ronda (uma scottish terrier com personalidade de onça).

Comentários