calendarioPublicado em 7 de ago de 2017 - Por Patricia Machado

A hora do banho pode ser traumática para alguns cachorros. Isso acontece porque, durante o procedimento, o animal é exposto a muitos estímulos diferentes, como o contato com a água e produtos de higiene e com o secador.

+ Posso dar banho no meu gato?

+ Como escolher e avaliar um bom serviço de banho e tosa

“Eu acredito que o secador seja o item que eles têm mais medo, pois se trata de um conjunto de coisas: um barulho alto, um jato de ar em outra temperatura e por ser um aparelho estranho apontado em sua direção”, explica Christiani Pereira, adestradora da Cão Cidadão.

Alguns sinais mostram que o animal está com medo. Ele poderá ficar acuado e tentar fugir da situação e apresentar sinais comportamentais como tremer, virar o rosto e ficar com o rabo entre as pernas. Cães com muito medo podem urinar, rosnar e tentar morder o cuidador.

“O cachorro costuma ter mais medo do banho dado em pet shops porque ele está fora da casa, sentindo-se menos à vontade, e, geralmente, está com pessoas desconhecidas”, afirma a especialista.

Animais de diferentes idades podem desenvolver o pânico da hora do banho. No entanto, os filhotes costumam se adaptar com maior facilidade a esse momento porque, se associados positivamente, eles aceitam novos estímulos.

Como fazer com que o animal perca o medo do banho?

Para ajudar o animal a superar o medo da hora do banho, o tutor precisa fazer um treinamento que seja capaz de eliminar a alta sensibilidade que o cão sofre ao passar pelos estímulos do banho. “Isso deve ser feito com muita paciência e sempre no tempo do cão. O tutor deverá fazer uma associação positiva a esses estímulos, utilizando petiscos e até brinquedos que o cão goste”, orienta Christiani.

Dessa forma, ao dar o petisco para o cão, por exemplo, o tutor deverá ligar o secador a uma distância segura do animal e começar a aproximar o aparelho aos poucos. “Se o cão continuar comendo o petisco ou se animar com um brinquedo, é um sinal de que ele está indo bem”, explica a adestradora. “Caso o cão ainda esteja com receio, regrida o treino para a fase em que ele ainda se sinta confortável”, completa.

Além disso, é importante que o tutor dessensibilize o barulho do secador antes de molhar o cão. Isso evitará todo o estresse de tentar secar o cão pela primeira vez com ele já molhado.

Durante o banho, o animal é exposto a inúmeros estímulos diferentes, como a água, os produtos de higiene e o secador. Isso pode causar o medo

Para que ele se acostume com o momento principal do banho, que está relacionado à água, use os brinquedos que ele gosta e torne o momento divertido. “Comece molhando somente as patas e evolua para as demais partes se o pet estiver à vontade, sempre associando a algo legal”, diz Christiani.

+ 8 cachorros antes e depois do banho e tosa

Alguns sinais são capazes de mostrar que o treinamento não está dando certo. Se durante os exercícios o cão ficar assustado e retraído, ele deixará de pegar o petisco ou interagir com os brinquedos. “Quando isso ocorrer, volte ao momento em que ele se sente confortável e aumente os estímulos sempre de forma gradativa”, afirma a adestradora.

Como avaliar um bom serviço de banho?

A comunicação com o pet shop é importante para entender como foi o banho. Se o animal voltar animado para casa é um sinal de que ele foi bem tratado e sem traumas. No entanto, é preciso ter cautela. O fato dele ter medo de ir ao pet shop nem sempre significa que ele foi maltratado. Alguns cães sofrem muito com a separação de seus tutores e podem ficam deprimidos.

“Um cão com medo de banho fica condenado a enfrentar o ‘terror de tomar banho’ para o resto da vida e, em alguns casos, isso afeta o bem-estar do animal”, afirma a adestradora.

Fotos: Getty Images

Patricia Machado

Jornalista que descobriu a sua paixão por gatos graças às aventuras vividas ao lado do adorável Alfredo Afonso, um gatinho que foi resgatado das ruas e que também era conhecido por Lucky. Hoje, é tutora da pequena Sophie, uma gatinha que muitas vezes é chamada de Sofia Maria. No futuro, sonha em ter um porco e uma cadela chamada Matilda!

Comentários