Cachorro se vinga de homem que o chutou

Dez alimentos que podem matar seu cachorro

calendarioPublicado em 28 de jan de 2015 - Por Camila Natalo

Quem possui cachorros sabe o quanto é difícil resistir às carinhas de pidão que eles fazem quando estamos comendo. Mas, pelo bem do seu bichinho, é preciso ser forte. Alguns alimentos comuns para nós podem fazer um mal imenso a eles, levando até a morte. 

pidão

Para você ficar atento, veja uma lista de dez alimentos que podem matar seu cachorro, para você não oferecer em hipótese alguma ao seu melhor amigo. Confira:

Abacate

abacate

As folhas, o caroço, a casca e o próprio fruto possuem uma toxina chamada persina. Ela é responsável por desarranjos gastrointestinais, além causar dificuldades respiratórias e acumular líquido no pulmão.

Alho

alho

Jamais dê alimentos temperados com alho para o seu cão. Apesar de saudável para os humanos, esse ingrediente destrói as células vermelhas do sangue canino, podendo causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.

Bebidas alcoólicas

bebidas alcoolicas

Logicamente, ninguém em sã consciência daria um gole do goró para o seu bichinho. Porém, após um jantar ou uma festa, é preciso tomar cuidado com os copos e latinhas de bebidas largados. Os cães costumam gostar do gosto adocicado e, ao beberem um restinho de bebida, podem ter uma intoxicação fatal, ocasionando efeitos colaterais como descoordenação, urina excessiva, respiração lenta e até o um ataque cardíaco.

Café

café

O café possui componentes perigosos chamados xantinas que podem causar danos ao sistema nervoso e urinário, além de ser um estimulante cardíaco. Após a ingestão da bebida, seu cão pode sofrer de agitação e palpitações.

Chocolate

chocolate

Por conter teobromina, o chocolate torna-se uma substância tóxica para um cachorro após a ingestão de 100 a 150 mg por quilograma do seu peso corporal. Se você desconfia que o seu cão foi responsável por devorar aquela caixa de chocolates, procure um veterinário. O excesso do alimento pode provocar vômito, desidratação, dores abdominais, agitação e convulsões –  sim, o seu animal pode até morrer por uma overdose de chocolate.

Comidas gordurosas

pizza

O problema principal destes alimentos é o desarranjo gastrointestinal que eles podem causar e, em alguns casos, se tornar uma pancreatite. Alimentos com queijos e leites têm açúcar e componentes gordurosos que as enzimas dos cães não conseguem processar.

Doces dietéticos 

diet

Produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte dos cães mais sensíveis. 

Macadâmia 

macadamia

A macadâmia possui uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães. Já foram registrados até casos de paralisia em cachorros que ingeriram o alimento.

Massa fermentada crua (bolo/pão)

massacrua

O fermento contido na massa crua pode se expandir no estômago do animal, gerando uma grande quantidade de gases, causando dor e até uma ruptura intestinal.

Uvas e uvas passas

uva

Não se sabe exatamente qual componente da uva provoca toxicidade nos cães, mas existem casos registrados da ingestão de apenas seis uvas ou passas que chegaram a causar insuficiência renal aguda e até falência renal.

Em caso de suspeita de intoxicação por algum desses alimentos e bebidas, ache o veterinário mais próximo de você clicando aqui e corra para a clínica.

Camila Natalo

Jornalista, adoradora de felinos, cachorros (especialmente buldogues franceses) e porquinhos. Eterna dona do schnauzer Tock e muitos – muitos gatos – entre eles os mutantes (brinks!) Michelangelo, Donatello, Raphael e Leonardo.

Comentários

  • adorei saber disso

  • Interessantíssimo!!! Não sabia – vou divulgar e cuidar do meu!!! Obrigada,

  • M. Augusta

    EsquEceram de falar da melancia. Não pode!

  • Cleusa Lemos Castelluccio

    Adorei as dicas, otimas, vou segui-las ha risca. Muito obrigada.

  • luiz Gustavo Gomes do nascimento

    Muito bom saber que eles nao poder come ! Obrigado

  • Infelizmente já perdi um cãozinho quw ingeriu osso do frango de um churrasco! ! Segundo o veterinário que fez autópsia ele mordeu o osso e o despedaçou em um monte de fiapos que o causou ferimentos e hemorragia interna!! Deveriam ter colocado este!!

  • Rildo

    Interessante não sabia, muito bom saber.

  • Meu cachorro comeu cabeça de camarão, ficou todo inchado ele sofreu uma reação alergica.

  • Luciano

    Lá em cima Maria Augusta, esqueceu de que a melancia e pra o ser humano usar como alimento que ajudam aliviar o inchaço.

  • Fatima Paiva

    Adorei quero saber se pode comer jabuticaba. Meu cachorro adora?

    • Camila Natalo

      Fátima, na dúvida de alimentos que não foram listados, aconselhamos que você acesse o Apontador e procure um veterinário mais próximo para obter melhores informações. Um abraço! 😉

  • Minha cachorra adora pipoca fica louca se de ouvir estourar é mto perigoso dar pra ela.

    • Camila Natalo

      Gislane, deixamos a mesma dica pra você:na dúvida de alimentos que não foram listados, aconselhamos que você acesse o Apontador e procure um veterinário mais próximo para obter melhores informações. Um abraço! 😉

  • jose raichiden

    meu cachoro amanheceu com os olhos e o nariz inchado. sera porque. ele dorme no quintal e gosta de fussar na areia?

    • Camila Natalo

      Tudo bem, José? Para sanar essa dúvida, aconselhamos que você acesse o Apontador e procure um veterinário mais próximo para obter melhores informações. Um abraço! 😉

  • Alan Conceição

    Muito bom informativo. Obrigado pelas dicas e ajuda .

  • Cely fernandes

    Gostei mto das dicas,obrigada.ce

  • tatiane

    Realmente muito bom saber disso

  • Dayse Gomes Freitas André

    E as outras frutas como.banana, maça podem ser oferecidas??

  • mirielle

    Sempre dou arroz para meus caes com molho de carne regados de alho, e eles adoram.porqe o alho faz mal pra eles??

  • Daniel Cezar

    Do lado do meu pátio tem um pé de abacate e meu cãozinho vive com abacate na boca e adora e agora?

  • danielle

    Nossa minha cachorra adora uva… nunca imaginei q pudesse fazer algum mal…

  • Maria do Socorro

    Boa dica, tenho cães e sempre q como uva ficam pedindo e eu acabo dando mais a eles do q comendo…

  • Luis Nicacio

    Engraçado, meus cachorros sempre tomaram leite. Nunca tiveram problemas de pancreatite…

  • Elis

    olha, ja vi cada idiota dar cerveja pra cachorro -____-

  • aparecidofmorato

    meucachorrogostadetudoisso,e,agora?