Gilberto Miranda

Formado em psicologia e com mestrado em educação, a especialidade de Gilberto Miranda é promover a harmonia entre os bichos e o seu ambiente, seja ele qual for. “Uma das grandes necessidades do ser humano é a educação e assim deve ser para com os animais também".

7 erros comuns na hora de educar o seu cão

15/10/2015 Comente

dog-690176_640

Todo animal precisa de educação. Assim como nós levamos as crianças na escola, temos que educar os animais. Não é necessária uma educação formal — ou seja, colocar o cachorro em uma creche ou escola para cães. O treinamento ou adestramento é indicado para quem não tem habilidade, tempo ou paciência para se dedicar ao bicho.

Veja 7 erros comuns na hora de educar o seu cão:

1) Dar risada com atitudes erradas do cão. Por exemplo, ele acaba te mordendo e rosnando ao brincar. Caso você dê risada e se empolgue, vai incentivar esse tipo de comportamento

2) Ceder ao choro do cão. Um filhotinho chorando corta o coração, né!? Mas não devemos ceder ao choro do animal. Quando o filhote chora ao passar uma noite longe dos donos e eles preferem levá-lo para a cama, o bicho vai entender que é só chorar que ele será levado para o local que quiser.

3) Repreender de maneira agressiva. Por exemplo, o cachorro fez xixi no lugar errado e o dono pega o animal à força e esfrega o focinho na urina.

4) Incentivar atitudes erradas. Exemplo: o animal pega um chinelo e o dono começa a brincar de cabo de guerra com o pet. Isso faz com que você estimule o instinto de luta e caça do animal.

5) Dar colo para o animal quando ele pula. É normal filhotinhos pularem. Mas, se os donos começarem a bater na perna para o animal pular, ele continuará fazendo isso quando adulto.

6) Não colocar o animal na área de necessidades após ele terminar de comer ou de beber.

7) Deixar comida à vontade. O metabolismo do animal precisa de duas a três refeições diárias, dependendo da idade do cão. Caso você coloque a comida e o animal não coma, é preciso retirar a tigela e colocar mais tarde.

Comentários

Postagens relacionadas

O que você deve levar em consideração antes de dar um pet para o seu filho

Os animais de estimação sempre ocuparam e ocuparão a posição de melhor amigo do homem. Mas além do carinho que esses animais nos oferecem, é preciso lembrar que eles são seres vivos e, assim como nós, necessitam de amor, carinho, espaço e alimento, por exemplo. Por isso, é preciso analisar … leia mais

O tapete higiênico funciona?

Muita gente me pergunta se o tapete higiênico é mesmo um bom negócio. A resposta é sim. As principais vantagens de usar esse produto são: praticidade ao manusear o tapete e a facilidade de remover as fezes do animal e limpar o local em que o cão fez as suas … leia mais

É possível adestrar cães adultos ou idosos?

Tem um ditado que diz “não se ensina truques novos para cachorros velhos”. E eu sempre costumo dizer que ele é falso. É como dizer que um homem ou mulher de 50 anos não pode ir pra faculdade: lógico que ele vai ter mais limitações do que um garoto de 18 anos, … leia mais