Gilberto Miranda

Formado em psicologia e com mestrado em educação, a especialidade de Gilberto Miranda é promover a harmonia entre os bichos e o seu ambiente, seja ele qual for. “Uma das grandes necessidades do ser humano é a educação e assim deve ser para com os animais também".

É possível adestrar cães adultos ou idosos?

22/10/2015 Comente

dog-916099_1280Tem um ditado que diz “não se ensina truques novos para cachorros velhos”. E eu sempre costumo dizer que ele é falso. É como dizer que um homem ou mulher de 50 anos não pode ir pra faculdade: lógico que ele vai ter mais limitações do que um garoto de 18 anos, mas não significa que ele não pode aprender.

É a mesma coisa com os animais. Os cães novos têm mais facilidade ou elasticidade para um aprendizado do que outros, mas é possível você treinar cães de qualquer idade. Já cheguei a treinar cães de 11 anos.

Eu tenho uma teoria que sempre coloquei em prática: assim como você tem um computador em casa e às vezes sai algo mais moderno, você também pode “atualizar” o seu cachorro e reprogramá-lo para se tornar mais educado.

A medida que você tira um animal do ambiente dele e leva para um ambiente estranho, ele começa a repensar a vida dele inteira. Essa é uma das grandes diferenças entre o ser humano e o animal: a capacidade de adaptação. O cão consegue se adaptar muito bem — e o mesmo pode ser dito do adestramento.

O que é muito importante nesse caso é ressaltar que grande parte do comportamento do animal não vem dele sozinho. Ou seja: o dono também vai ter que mudar para que o bicho altere o seu temperamento. Pense nisso!

Comentários

Postagens relacionadas

7 erros comuns na hora de educar o seu cão

Todo animal precisa de educação. Assim como nós levamos as crianças na escola, temos que educar os animais. Não é necessária uma educação formal — ou seja, colocar o cachorro em uma creche ou escola para cães. O treinamento ou adestramento é indicado para quem não tem habilidade, tempo ou … leia mais