calendarioPublicado em 1 de out de 2015 - Por Pedro Katchborian

Gatos são misteriosos, curiosos, dominantes e ótimos companheiros. Mas você conhece mesmo o seu felino? Veja alguns mitos e verdades sobre esses animais fascinantes, retirados do livro Your Cat: the Owner’s Manual, escrito pelo veterinário Marty Becker.

+ Mitos e verdades sobre os cachorros

MITOS

Gatos se viram bem fora de casa

havíamos explicado aqui que gatos podem até sair de casa por um tempo, mas isso não é nada recomendado. Segundo Marty, gatos de rua vivem 3,5 vezes a menos do que gatos que têm um lar. Felinos que vão às ruas estão sujeitos a infecções, parasitas, acidentes causados por carros e outros perigos.

faixa_blog-e1428677051442.png
Gatos sempre caem nas quatro patas

Felinos são acrobatas extremamente habilidosos, mas esse dom não é infalível. Durante uma queda, os gatos rodam a sua cabeça em direção ao chão e giram o resto do corpo. Eles se esticam como um esquilo voador e relaxam os músculos antes de cair para distribuir o impacto. Mas nem sempre isso é possível quando o animal não tem tempo o suficiente para se ajeitar. Quedas de 2 a 6 andares são as mais perigosas para os gatos.

faixa_blog-e1428677051442.png

Se o gato está ronronando, ele está feliz

Felinos até ronronam quando estão felizes, mas eles têm a mesma atitude quando estão nervosos, machucados, dando à luz e tentando se comunicar.

faixa_blog-e1428677051442.png

Tudo bem gatos tomarem leite

Os felinos podem até curtir, mas a maioria dos gatos são intolerantes à lactose. Ou seja, as chances do seu pet vomitar ou ter diarreia ao tomar leite é alta. A maioria dos filhotes tornam-se intolerantes com cerca de 12 semanas de idade.

faixa_blog-e1428677051442.png

Gatos não podem ser treinados

Sim, podem! Eles são inteligentes, mas não respondem a punições e gritos. O adestramento é parecido com o dos cães: você deve premiar as atitudes positivas.

faixa_blog-e1428677051442.png

VERDADES

Gatos dormem a maior parte da sua vida

Sim, os felinos curtem muito tirar uma soneca. Em média, eles dormem cerca de 70% da sua vida. Ou seja, se um gatinho vive por 10 anos, ele passou 7 deles dormindo.

faixa_blog-e1428677051442.png

Gatos sentem terremotos

Felinos têm alta sensibilidade aos terremotos: eles conseguem sentir os tremores cerca de 10 a 15 minutos antes do que os humanos.

Pedro Katchborian

Jornalista, passou por Esporte Interativo, Veja São Paulo e youPIX. Dono da Alba, a vira-lata cujo objetivo é destruir o planeta.

Comentários