7 coisas que podem ser fatais para o seu cão

Posso passear com o pet em dias de chuva?

calendarioPublicado em 22 de jan de 2016 - Por Patricia Machado

Chuva é sinônimo de má notícia para os cães. Afinal, quando começa a chover, os donos costumam usar o mal tempo como desculpa para não levar seus pets para passear ao ar livre. Isso significa que, ao invés de explorar o mundo, os animais terão que ficar em casa.

+ Quantas vezes você deve passear com o seu cão?

+ Afinal, por quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho em casa?

A ideia de que não faz bem passear com animais de estimação quando está chovendo é um mito. “As pessoas acreditam nisso porque a maioria delas não quer se molhar e ter o trabalho de limpar e secar o animal depois do passeio”, conta Gisele Torrado, médica veterinária do Provet, centro de diagnósticos e especialidades veterinárias.

Passear com o pet em dias chuvosos não irá comprometer a saúde e bem-estar do bichinho, desde que alguns cuidados sejam respeitados. Apenas cães que tomaram vacina contra leptospirose podem dar uma voltinha sob a chuva. Além disso, os donos precisam secar muito bem o animal quando ele voltar para casa.

dog-425059_640

A ideia de que não faz bem passear com animais de estimação quando está chovendo é um mito

“Se os donos não secam o animal e deixam o pet em contato com o frio, por exemplo, ele pode ficar gripado e desenvolver problemas respiratórios”, explica a médica veterinária.

A pele dos cachorros demora 48 horas para secar completamente. Por isso, após o passeio na chuva, o tutor tem a missão de secar o pelo do bichinho e garantir que ele não seja exposto a friagem.

“Uma toalha é capaz de secar bem o pelo. Caso necessário, é permitido o uso de secador em temperatura morna. Os cães não podem ser expostos a temperaturas muito quentes”, diz Gisele.

Como compensar as caminhadas nos dias de chuva?

Cães que estão acostumados com uma rotina de passeios ficam desesperados em épocas chuvosas. Se o objetivo dos passeios é fazer com que os pets façam as suas necessidades na rua, os tutores precisam garantir que isso aconteça dentro de casa.

“Alguns animais podem começar a reter urina porque estão acostumados a passear com frequência. Caso isso aconteça, os animais podem desenvolver problemas de saúde como infecção urinária”, afirma a médica veterinária.

+ Como escolher um bom veterinário para o seu pet

Por isso, caso o dono prefira não passear com o animal, a saída é ensinar o pet a fazer as suas necessidades em casa. Dessa forma, ele saberá o que fazer quando não puder dar uma voltinha.

“Caso o pet já esteja acostumado com a rotina de passeios, molhe o tapete higiênico ou o jornal com a urina do animal. O cheiro ajudará o cachorro a entender que ele poderá fazer as suas necessidades ali”, completa.

Mas, se o objetivo do passeio é garantir uma rotina de exercícios saudáveis, a médica veterinária aconselha os tutores a fazerem o cachorro gastar energia em casa. Por isso, estimule as brincadeiras, dê mais atenção ao bichinho e ajude-o a se distrair.

Foto: Thinkstock / Pixabay

Patricia Machado

Jornalista especializada em pets graças às aventuras vividas ao lado da lhasa apso Maya, a cachorra mais fofa do mundo! No futuro, deseja ter um porco e uma cadela chamada Matilda!

Comentários

  • W1 News

    Olá! O meu cão já tomou as vacinas polivalentes. Posso sair com ele pós chuva? Passar em lamas, águas sujas, como de esgoto por exemplo, irá comprometê-lo? Não tem perigo? Eu pelo menos nunca peguei uma leptospirose em dias chuvosos e de alagamentos, mas como os animais são mais vulneráveis, acredito que há um risco maior, mesmo com as vacinas em dia.