calendarioPublicado em 21 de jun de 2016 - Por Patricia Machado

Quem nunca teve um gato antes pode encontrar dificuldades para saber se o animal gosta mesmo de seus donos. Afinal, os felinos são menos expansivos que os cachorros.

+ Casal viaja mais de 5 mil quilômetros para celebrar casamento ao lado de gatos

+ O incrível poder de cura dos gatos

Mas saiba que os gatos também têm manias e atitudes que são capazes de demonstrar muito carinho e afeição. Listamos aqui sete sinais que mostram que o seu gato te ama:

1. Encostar a cabeça em você

Quando os felinos adoram os seus donos, eles têm a mania de encostar e esfregar a cabeça em alguma parte do corpo do tutor. Este toque amoroso libera endorfina tanto no corpo do gato quanto no do dono. O gesto significa que ele confia na pessoa e se sente em segurança.

2. Ronronar

O gato pode ronronar por inúmeros motivos e um deles tem a missão de dizer “eu te amo”. Ao prestar atenção, o tutor saberá identificar qual tipo de barulho ele faz quando está calmo e feliz na sua presença.

3. Balançar a ponta do rabo

A cauda dos gatos é capaz de expressar os sentimentos do animal. Quando eles estão com medo ou agitados, o rabo fica eriçado. Quando eles gostam do tutor, a ponta do rabo fica se mexendo com frequência.

4. Fazer contato visual

Os felinos fazem contato visual quando gostam das pessoas que eles conhecem. Caso ele dê uma suave piscadinha, ele está te mandando um beijo e isso equivale a uma bela troca de carinho. Por isso, nada mais justo do que responder a atitude com outra piscadinha.

5. Ele dorme com você ou senta no seu colo

Cat is resting with two hands a young people. (view from above)

Gatos procuram um lugar confortável e quente para dormir. Se o seu gato se deitar ao seu lado ou no seu colo, você deve ficar feliz. Afinal, o gato fica mais vulnerável quando está dormindo e ele sente confiança ao seu lado.

6. Lamber o seu cabelo ou pele

O ato de lamber o seu cabelo ou pele significa que você foi aceito como membro da família do gato. Para os felinos, lamber é uma maneira de demonstrar carinho e confiança. Além disso, como ele gosta de você, ele se vê na obrigação de ajudar na limpeza do seu corpo.

7. Trazer prendas para você

Quando os gatos amam os seus tutores, eles querem compartilhar com eles as suas conquistas. Por isso, ao caçar algum animal, é comum que ele queira te entregar o prêmio do seu esforço.

Foto: Thinkstock

Patricia Machado

Jornalista que descobriu a sua paixão por gatos graças às aventuras vividas ao lado do adorável Alfredo Afonso, um gatinho que foi resgatado das ruas e que também era conhecido por Lucky. Hoje, é tutora da pequena Sophie, uma gatinha que muitas vezes é chamada de Sofia Maria. No futuro, sonha em ter um porco e uma cadela chamada Matilda!

Comentários

  • Fabio Faria

    Acho que linha gata não é desse planeta ?

  • Bella Grimes

    Nossa li essa matéria rindo pq meus gatos fazem tudo isso parabéns??????????

  • Camila

    Pois o meu me odeia, pq ele só me morde, muito agressivo.. Kkk

  • EDMARIO BRITO – SERVO DE DEUS

    Minha gata Pandora me dá na mão: barata, rato, pássaros, grilos etc., todos vivos. Ultimamente ela esconde de mim, porque vê que eu os solto depois. rsrsrssr