Como identificar e tratar problemas de visão em cães?

Setor pet deve fechar o ano com crescimento de 5,7%

calendarioPublicado em 20 de dez de 2016 - Por Patricia Machado

O último levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) estimou que, em 2016, o mercado pet deve faturar R$ 19 bilhões, apresentando um crescimento de 5,7% em relação ao ano passado.

+ Os erros mais comuns na hora de alimentar o seu cão

+ Mau hálito em cães: o que fazer?

O setor de alimentação animal é o segmento da indústria que mais contribuiu para o faturamento, correspondendo a 67,6% do total. Em seguida vieram o setor de serviços, com 16,4%, equipamentos, acessórios, produtos de higiene e beleza animal, com 8,2%, e medicamentos veterinários, com 7,8% do faturamento total do mercado.

Apesar dos números serem positivos, esse é o menor crescimento registrado pelo setor nos últimos 6 anos. De acordo com a Abinpet, a indústria sofreu os efeitos da recessão e as atividades mais afetadas foram as relacionadas com exportações.

“Continuamos a enfrentar uma dura carga tributária que chega a 51% do preço final dos produtos ofertados ao consumidor”, explica o presidente-executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França. “Em um momento de crise e na queda da confiança do consumidor final, essa questão torna-se crucial”, completa.

Mesmo com o baixo crescimento, o Brasil é o terceiro maior mercado pet do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e Reino Unido. Dados do IBGE revelaram que o país possui mais de 132 milhões de animais estimação. Calcula-se que os lares brasileiros possuam mais de 52 milhões de cães, 38 milhões de aves, 22 milhões de felinos e 18 milhões de peixes, entre outros animais.

Foto: Getty Images

Patricia Machado

Jornalista que descobriu a sua paixão por gatos graças às aventuras vividas ao lado do adorável Alfredo Afonso, um gatinho que foi resgatado das ruas e que também era conhecido por Lucky. Hoje, é tutora da pequena Sophie, uma gatinha que muitas vezes é chamada de Sofia Maria. No futuro, sonha em ter um porco e uma cadela chamada Matilda!

Comentários