calendarioPublicado em 23 de jun de 2015 - Por Patricia Machado

Que as frutas fazem bem à saúde, ninguém duvida. Elas são ricas fontes de vitaminas e seus nutrientes contribuem para o funcionamento do organismo em geral. Mas nem sempre essa teoria se aplica ao mundo animal.

Quem tem um pet em casa sabe que, quando estamos comendo uma fruta, o bichinho costuma fazer aquela cara de pidão. Muitos donos cedem à pressão do animal e oferecem um pedaço, mas será que esse comportamento é correto?

Ao contrário do que muita gente imagina, as frutas podem, sim, fazer parte da dieta dos cachorros, mas não são todos os tipos e elas devem ser consumidas com moderação – do contrário, o animal pode se acostumar com esse tipo de alimento e rejeitar a ração, que também tem nutrientes importantes. As frutas devem ser oferecidas aos bichinhos como um complemento nutricional.

O site The Huffington Post divulgou recentemente uma lista das frutas que não oferecem perigo ao seu cachorro. Confira:

Banana

banana-5734_1280

As fibras e vitaminas da fruta ajudam no funcionamento do intestino e sistema imunológico do animal. Não dê a fruta com casca e sirva apenas uma pequena porção.

Morango

strawberries-776985_1280

O morango tem poucas calorias e melhora a função cerebral do bichinho. Os nutrientes dessa fruta também ajudam a prevenir o câncer e retardar o envelhecimento do animal.

Manga

mangoes-354062_1280

A manga está entre os alimentos que o cão pode comer. Mas atenção: não dê a fruta com casca e pele. Procure dar apenas a polpa cortada em pedaços.

Maçã

apples-490474_1280

É proibido dar ao bichinho o talo e as sementes da maçã. Os nutrientes da fruta ajudam a regular a glicemia dos animais e combater a osteoporose.

Pera

pears-620666_1280

Os cães adoram a fruta por ela ser adocicada. A pera é fonte de sais minerais, vitaminas e potássio, e ajuda a proteger o intestino do animal contra doenças inflamatórias.

Patricia Machado

Jornalista que descobriu a sua paixão por gatos graças às aventuras vividas ao lado do adorável Alfredo Afonso, um gatinho que foi resgatado das ruas e que também era conhecido por Lucky. Hoje, é tutora da pequena Sophie, uma gatinha que muitas vezes é chamada de Sofia Maria. No futuro, sonha em ter um porco e uma cadela chamada Matilda!

Comentários

  • roberto

    abacate pode ser oferecido ao pet, minha schnoodle adora…

  • roberto

    abacate pode????….

  • Airton

    Tive um labrador que viveu 15 anos. Ele adorava frutas e vegetais, especialmente banana e maça.

  • Jorge Sena

    A pergunta é so essas frutas que o cachorro pode comer, pois a minha gosta alem dessas citadas, outras Mamão, Melancia, Goiaba, Uva, abacaxi

  • Daniela

    Olá! Tenho um maltês e, se eu permitisse, comeria todas as frutas de casa. Ele ama, em demasia, caqui. Já me disseram que é uma fruta muito doce, e que por isso eu deveria dar muuuuito de vez em quando. Essa informação está correta? Obrigada!!!